Universidade de São Paulo (USP) reabriu as inscrições para Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde!! Agora, você poderá se inscrever até as 12h do dia 02 de setembro. Além disso, as datas de aplicação das provas também foram adiadas.

São ofertadas 215 vagas no total, dentre elas as áreas de biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. A residência terá duração de 2 ou 3 anos, com jornada de 60 horas semanais e o início será em 2021. O valor da bolsa é de R$ 3.330,43.

Veja abaixo o detalhamento das vagas.

1 – Quadro de vagas Residência USP

Biomedicina 2 Vagas
Enfermagem 41 Vagas
Farmácia 29 Vagas
Fisioterapia 13 Vagas
Fonoaudiologia 26 Vagas
Medicina Veterinária 23 Vagas
Nutrição 15 Vagas
Odontologia 22 Vagas
Psicologia 14 Vagas
Saúde Coletiva 2 Vagas
Serviço Social 11 Vagas
Terapia Ocupacional 11 Vagas
Qualquer Profissão 6 Vagas

2 – Etapas de seleção da Residência da USP

O processo seletivo será composto de duas etapas: Prova Objetiva, eliminatória e classificatória, constituída de 40 questões objetivas (8 (oito) questões de conhecimentos gerais: Sistema Único de Saúde, Política Nacional de Humanização, Política Nacional de Atenção Básica, Redes de Atenção à Saúde, Trabalho Interprofissional, Bioética, Segurança do Paciente e Políticas e Sistema de Saúde), 7 (sete) questões de interpretação de textos relacionados à área da saúde e 25 (vinte e cinco) questões de conhecimentos específicos de cada profissão) e a Prova Dissertativa que constará de uma situação problema e/ou estudo de caso vinculado à profissão. A segunda etapa será Análise Curricular.

As Provas Objetiva e Dissertativa foram adiadas e agora estão previstas para serem aplicadas no dia 22 de novembro de 2020, nos municípios de Bauru, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Paulo. Já a Análise Curricular será realizada pela Comissão do Processo Seletivo, tendo como base a documentação comprobatória anexada no site da FUVEST.

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) ficará encarregada de realizar o processo seletivo.

3 – Procedimento para inscrição

As inscrições, a princípio, podiam ser feitas dos dias 16 de junho até 05 de agosto de 2020. Agora elas foram reabertas pelo período de 13 de agosto até as 12h do dia 02 de setembro. Você pode se inscreveratravés do site www.fuvest.br.

A taxa de inscrição é no valor de R$290,00.    

author-avatar

About Natale Oliveira de Souza

Sou a Professora Natale Souza, enfermeira, graduada pela UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana – em 1999, pós-graduada em Saúde Coletiva pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz – em 2001, em Direito Sanitário pela FIOCRUZ em 2004 e mestre em Saúde Coletiva. Atualmente sou funcionária pública da Prefeitura Municipal de Salvador e atuo como Educadora/Pesquisadora pela Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ – no Projeto Caminhos do Cuidado e há 16 anos na docência em cursos de pós-graduação e preparatórios de concursos, ministrando as disciplinas: Legislação do SUS, Políticas de Saúde, Programas de Saúde Pública e Específicas de Enfermagem. Autora dos livros: Legislação do SUS para concursos – pela editora Concursos Psicologia, Legislação do SUS – comentada e esquematizada / Políticas de Saúde, Legislação do SUS e Saúde Coletiva 500 questões pela editora sanar. De capítulos nos seguintes livros: 1000 Questões Comentadas de Enfermagem – Editora Sanar, 1000 Questões Residências em Enfermagem – Editora Sanar e fase de finalização de mais três obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *